quarta-feira, 24 de julho de 2019

CONHECENDO ELVIS PRESLEY - POR QUEM NUNCA O CONHECEU


Esta é a simples declaração de um inexpressivo fã do rei do rock, de seu apreço por ele. Esse fã sou eu mesmo.
Pra início de conversa: nem sequer fui contemporâneo de Elvis Presley: nasci três anos após sua morte. De maneira que tudo o que sei sobre ele é resultado de leituras e pesquisas.
Até onde não vacila a minha memória, lembro que ouvi o nome de Elvis pela primeira vez em fins da década de 1980, quando eu tinha uns 8 ou 9 anos. Vi o anúncio da exibição inédita de um filme no SBT, "Elvis e Eu". Lembro que a música de fundo do comercial era "Always On My Mind" - de fato, uma das canções-chave da carreira de Elvis, na minha opinião. Minha mente infantil, de certa maneira, pressentia que o dono daquela voz era alguém especial.
Contudo, minha visão sobre Elvis era um pouco distorcida naquele tempo. As informações sobre ele a que tinha acesso, me davam a impressão de que ele era a rebeldia em pessoa, um mau exemplo a não ser seguido, pois, como "rei do rock", e sendo o rock "um ritmo do diabo", Elvis então seria seu representante na Terra. Essa concepção foi gerada por minha formação cristã (protestantismo). Um dos livros que me influenciaram nesse sentido foi "A Mensagem Oculta do Rock", no qual Elvis é citado depreciativamente. Outro livro (aliás, um livreto) que fez a minha cabeça nessa época foi "Rock Cristão?" Elvis também é mencionado ali - mais uma vez, de forma negativa.
Como cresci no Evangelho, naturalmente apreciava música cristã, consumindo bastante material disso. Certo dia, fiz uma descoberta que me reacendeu o interesse por Elvis. Num camelô de fitas piratas (o míni K-7 ainda era popular), me deparei com uma fita intitulada "Hinos Evangélicos com Elvis Presley". Foi uma revelação. Nunca imaginara que o "rebelde" rei do rock tivesse gravado música gospel. Sem pestanejar, adquiri o precioso achado e, ao conferi-lo em casa, me apaixonei pelas canções. Foi um passo significativo em minha visão sobre Elvis.
Anos mais tarde, o acesso à Internet me proveu mais informação e material de Elvis - comecei a baixar suas músicas e a digerir pesquisas sobre sua vida. Pra encurtar a história, hoje tenho uma página no Facebook e uma canal no You Tube, ambos dedicados à memória e legado de Elvis. Além disso, tenho disponibilizado vários álbuns completos do rei, em mp3, para download gratuito, bem como os filmes dele.
Falando em miúdos: Elvis, que conquistou admiradores em todos os cantos do mundo, me conquistou também.
Admiro o Elvis sobretudo pelo seu pioneirismo, por sua repentina e meteórica subida à fama, pela inovação que ele trouxe, pelo legado que deixou, por sua música espetacular, por sua voz fenomenal. Me impressiono também pelo exemplo de vida que ele foi, apesar de suas evidentes faltas e defeitos. Mas o fato de Elvis ser como qualquer outra pessoa só aumenta nossa consideração por ele. Ele pode não ter sido um "deus grego" (e não foi mesmo), um impecável, um ícone de perfeição; ainda assim, ele veio ao mundo, estou certo, para um propósito, e a prova disso persiste até agora, mesmo quatro décadas após sua morte - incontáveis fãs por todo o planeta, que o amam, que o veneram, havendo até quem o adore, literalmente. Cada um deles, a seu modo, celebra a vida de Elvis, mesmo sabendo que ele jaz sob o solo, em Graceland.
Sempre comparo Elvis a um universo inexplorado. Parece que, quanto mais o conhecemos, há sempre mais a se descobrir sobre ele. Há sempre uma novidade sobre Elvis.
Portanto, eu também, com gratidão, comemoro esse gracioso presente do Criador para o mundo, convertido num grande feito da História do século que passou: Elvis Presley, o rei do rock, o maior cantor popular de todos os tempos!
(Este é o capítulo final de meu e-book "Conhecendo Elvis Por Quem o Conheceu", que você poderá baixar gratuitamente, em PDF, aqui. Boa leitura!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aposentados do INSS receberão antecipação do 13º em agosto

Publicado em 6 de Agosto de 2019 às 08h A antecipação do 13º aos beneficiários do INSS já vem sendo feita desde 2006, mas por ...